Sustentabilidade

 

“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.” (Instituto Ethos)

Cada vez mais, questões relacionadas à responsabilidade socioambiental e à sustentabilidade ocupam espaço na agenda mundial. As características da matriz energética brasileira, direcionada ao aproveitamento hidrelétrico, o empenho e incentivo aos projetos voltados à utilização de fontes alternativas de energia, bem como a atual legislação ambiental, apontam para um modelo que tende a primar por um maior cuidado com o meio ambiente e com os aspectos sociais. O setor elétrico tem um sólido compromisso com o interesse público e uma atuação fortemente marcada por questões econômicas, ambientais e sociais. E para o ONS, como gestor do Sistema Interligado Nacional, tais questões adquirem uma relevância significativa.

Embora o trabalho desenvolvido pelo ONS seja eminentemente técnico, seu resultado tem um grande valor social agregado, com impacto na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida de cada brasileiro. Sua Missão, sua Visão e seus Valores Institucionais ratificam a essencialidade de suas atribuições junto à sociedade, tornando-se uma organização indissociável dos conceitos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.

Desde 2004, o Programa de Responsabilidade Social do ONS vem apoiando ações socioeducativas e culturais, contribuindo para a inclusão social, tendo como foco o Homem, a Natureza, a Arte e a Vida em Sociedade.

..