Condições Hidrológicas
Para as regiões Sudeste (20.400 MWmed), Sul (15.197 MWmed) e Norte (1.050 MWmed), as vazões verificadas na última semana foram acima das previstas em cerca de 11%, 54% e 36%, respectivamente. Para a região Nordeste (1.663 MWmed), as vazões verificadas na última semana foram abaixo das previstas em cerca de 14%.
Geração e Intercâmbios
Políticas de transferência de energia entre regiões:
A geração da UHE Tucuruí foi minimizada em todos os patamares de carga, respeitando-se os limites elétricos de recebimento de energia pela região Norte e o número mínimo de unidades geradoras sincronizadas, em função do significativo desvio verificado no armazenamento de seu reservatório em relação a sua curva de deplecionamento para o período. Tendo em vista as reduzidas vazões incrementais ao reservatório da UHE Tucuruí, a defluência das UHEs Serra da Mesa e Peixe Angical vem sendo maximizada, respeitando-se as restrições operativas das usinas. Com base na previsão de afluência para a semana, a região Norte foi importadora de energia para atendimento a política operativa da UHE Tucuruí.
A política de operação energética indicou a região NE exportadora de energia para a região N visando à equalização dos CMOs dos subsistemas, sendo sua transferência de energia dimensionada considerando as restrições operativas de coordenação hidráulica da cascata.
Para a região Sul, a política de operação energética indicou a região exportadora de energia para a região SE/CO, visando à equalização dos CMOs dos subsistemas, priorizando-se a geração nas usinas da bacia do rio Uruguai e Jacuí tendo em vista a perspectiva de ocorrência de vertimentos nas usinas da bacia para controle do nível de armazenamento dos reservatórios.
Com base na previsão de afluências a UHE Itaipu, sua geração foi dimensionada respeitando-se as restrições operativas da usina, sendo seus recursos energéticos alocados nas usinas da região Sudeste/C.Oeste.
Os resultados da Revisão 1 do Programa Mensal de Operação para o mês de Novembro/2007 indicou, para a semana operativa de 03 a 09/11/2007, despacho por ordem de mérito de custo na região Sudeste/C.Oeste, em todos os patamares de carga, as UTEs Cuiabá, Norte Fluminense 1, 2, 3 e 4, A. Chaves, M. Lago, G. L. Brizola, B. L. Sobrinho, L. C. Prestes, Juiz de Fora, F. Gasparian e W. Arjona e as UNEs Angra 1 e Angra 2. Na região Sul, foram despachadas em todos os patamares de carga as conversoras de Garabi 1A, 2A, 2B e 2C (indisponíveis conforme Resolução Normativa ANEEL nº 224, de 20/06/2006) e as UTEs P. Médici A e B, J. Lacerda A1, A2, B e C, Uruguaiana, S. Tiaraju, Charqueadas e Figueira. Na região Nordeste, foram despachadas em todos os patamares de carga as UTEs R. Almeida, C. Furtado, Termopernambuco, Termofortaleza, C. Jereissati e Camaçari.
Desta forma podemos destacar que:
Região Sul
O subsistema Sul apresentou carga próxima à prevista, com um desvio negaitivo de apenas 394 MWmed.
A geração térmica foi 104 MWmed superior à previsão, e a geração eólica foi de
40 MWmed.
O subsistema Sul exportou 974 MWmed para o subsistema SE/CO, valor este 516 MWmed inferior ao estimado.
Com relação ao intercâmbio internacional, o balanço da semana resultou numa importação de 45 MWmed, referente à energia de oportunidade através da Conversora de Rivera.
A geração hidráulica verificou-se então 1.099 MWmed inferior à previsão.
Região Sudeste/Centro-Oeste
A carga do subsistema apresentou-se 1.045 MWmed superior à previsão.
A UHE Itaipu alocou no subsistema SE/CO 9.390 MWmed, valor este superior ao montante previsto em 1.728 MWmed.
O subsistema SE/CO exportou 1.627 MWmed, valor este superior ao previsto em 962 MWmed.
A geração térmica verificou-se 152 MWmed superior da prevista.
A geração hidráulica apresentou-se então 1.447 MWmed inferior à previsão.
Região Norte
O subsistema Norte apresentou sua carga conforme a previsão.
A importação foi da ordem de 1.734 MWmed, valor este 80 MWmed aquém das expectativas.
A geração hidráulica apresentou-se então 27 MWmed superior à prevista.
Região Nordeste
A carga do subsistema Nordeste apresentou desvio positivo de 68 MWmed com relação às previsões.
As gerações térmica e eólica do Nordeste foram de 174 MWmed e 27 MWmed, respectivamente.
Não era prevista importação de energia pelo subsistema Nordeste que, entretanto, recebeu 259 MWmed do subsistema SE/CO. Sua exportação, para o subsistema Norte, foi de 366 MWmed, valor este 783 MWmed inferior ao previsto.
A geração hidráulica verificou-se então 1.006 MWmed abaixo do montante previsto.
Análise da Carga
As cargas de energia dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul foram de 31.327 MWmed e 7.994 MWmed, o que representa respectivamente, decréscimos de 2,6% e 1,3%, em relação aos valores verificados na semana anterior. Os valores verificados quando comparados com os previstos, apresentaram variações negativas de 3,2% para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste 4,7% para o subsistema Sul. Ressalta-se que os desvios observados durante a semana em análise são explicados pela ocorrência das frentes frias que ficaram estacionadas sobre as regiões, acompanhadas de chuvas e temperaturas amenas.
No subsistema Nordeste verificou-se uma carga de energia de 7.746 MWmed, o que acarretou um acréscimo de 1,3% em relação ao valor verificado na semana anterior. Para o subsistema Norte, a carga de energia verificada de 3.533 MWmed apresentou variação negativa de 0,4% em relação à carga verificada na semana anterior. Os valores verificados quando comparados com os previstos, apresentaram acréscimo de 0,9% para o subsistema Nordeste e variação negativa de 1,5% para o subsistema Norte.
Evolução do Armazenamento
Na região Sudeste, as vazões naturais afluentes verificaram-se acima dos valores previstos no início da semana e a geração hidráulica verificou-se praticamente igual ao valor previsto no início da semana. O balanço ao final da semana resultou em um armazenamento 0,5% acima do esperado.
Na região Sul, as vazões naturais afluentes verificaram-se acima dos valores previstos no início da semana e a geração hidráulica verificou-se abaixo do valor previsto no início da semana. O balanço ao final da semana resultou em um armazenamento 4,9% acima do esperado.
Na região Nordeste, as vazões naturais afluentes verificaram-se abaixo dos valores previstos no início da semana e a geração hidráulica verificou-se abaixo do valor previsto no início da semana. O balanço ao final da semana resultou em um armazenamento igual ao esperado.
Na região Norte, as vazões naturais afluentes verificaram-se acima dos valores previstos no início da semana e a geração hidráulica verificou-se ligeiramente acima do valor previsto no início da semana. O balanço ao final da semana resultou em um armazenamento 0,4% acima do esperado.
Análise de Desempenho
A operação do Sistema Interligado Nacional – SIN transcorreu dentro da normalidade, atendendo aos requisitos de controle de tensão, freqüência, carregamentos e segurança operacional, exceto nos períodos das perturbações relatadas no item “Principais Ocorrências”.
Novos Equipamentos
No dia 08/11/2007, foram integrados ao Sistema Interligado Nacional os TRs nº 1, 2 e 3 230/138 kV - 150 MVA cada, de propriedade da Sistema de Transmissão Catarinense - STC, na SE Lages. A integração destes equipamentos reduz o carregamento na transformação 230/138 kV da SE Campos Novos, melhora o perfil de tensão e aumenta a confiabilidade operativa na região do Planalto Serrano, em Santa Catarina.
Principais Ocorrências e Perturbações
Interrupção de cargas no Estado de São Paulo
No dia 03/11/2007, às 10h20, ocorreu o desligamento manual em emergência das LTs 88 kV Ramon Rebert Filho / Silvestre C-3 e C-4.
O motivo do desligamento foi possibilitar o resgate, pelo corpo de bombeiros, de uma pessoa que se encontrava trabalhando num andaime próximo à LT e sofreu choque elétrico provocado por indução eletromagnética.
Em conseqüência, houve a interrupção de 138 MW de cargas da Eletropaulo, atingindo consumidores da região metropolitana de São Paulo-SP.
Às 10h40, foram restabelecidas as cargas interrompidas.
A pessoa foi retirada com vida.
Interrupção de cargas no Estado de Pernambuco
No dia 07/11/2007, às 20h47, ocorreu o desligamento automático do transformador 04T7 de 230/13,8 kV – 40 MVA, da SE Bongi (Chesf).
Em conseqüência, houve a interrupção de 25 MW de cargas da Celpe, atingindo consumidores da região metropolitana de Recife, no Estado de Pernambuco.
Às 21h18, foi iniciada a recomposição das cargas interrompidas através da rede de distribuição, sendo concluída às 22h10.
A causa do desligamento foi a danificação de isoladores de pedestal associados aos condutores rígidos da bobina limitadora de corrente do barramento 01B3 de 13,8 kV.
Condições Hidrológicas
As vazões previstas para os aproveitamentos dos subsistemas Sudeste, Nordeste e Norte, quando comparadas com os valores verificados na semana anterior, apresentam acréscimos de 4%, 28% e 47%, respectivamente. As vazões previstas para os aproveitamentos do subsistema Sul, quando comparadas com os valores verificados na semana anterior, apresentam decréscimos de 4%.
Projeção de Carga
Para esta semana, a previsão de carga de energia de 31.136 MWmed para o subsistema SE/CO e de 7.914 MWmed para o subsistema Sul, indicam respectivamente, decréscimos de 0,6% e 1,0% quando comparados aos valores verificados na semana anterior.
A demanda máxima semanal para o Sudeste/Centro-Oeste está prevista para ocorrer na quarta-feira, dia 14/11, com valor em torno de 38.500 MW. Para o Sul, a demanda máxima deverá situar-se em torno de 10.850 MW, e deverá ocorrer também na mesma quarta-feira.
A previsão de carga de energia para o subsistema Nordeste de 7.531 MWmed e de 3.529 MWmed para subsistema Norte, indicam respectivamente, decréscimos de 2,8% e 0,1% frente aos valores verificados na semana anterior.
A demanda máxima semanal do Nordeste deverá ocorrer no sábado, dia 10/11, com valor em torno de 9.350 MW. Para o Norte, a demanda máxima deverá situar-se em torno de 4.010 MW, devendo ocorrer na terça-feira, dia 13/11.
Os decréscimos observados na previsão de carga de energia para a próxima semana estão associados à ocorrência do feriado do dia da Proclamação da República, dia 15/11.
Política
de Operação Eletroenergética
Políticas de transferência de energia entre regiões:
Em função do desvio verificado no armazenamento do reservatório da UHE Tucuruí em relação a sua curva de deplecionamento para o período, a política de operação indica a minimização de sua geração em todos os patamares de carga, respeitando-se os limites elétricos de recebimento de energia pela região Norte e o número mínimo de unidades geradoras sincronizadas. Face às reduzidas vazões incrementais ao reservatório da UHE Tucuruí, a defluência das UHEs Serra da Mesa e Peixe Angical deverá ser maximizada, respeitando-se as restrições operativas das usinas.
As previsões hidrometereológicas para a região NE sinalizam a manutenção do atual quadro hidrológico desfavorável na região durante o mês de novembro. Visando minimizar os impactos desse cenário hidrológico no nível de armazenamento do reservatório da UHE Sobradinho e, considerando que o CMO entre os Subsistemas encontra-se equalizado em todos os patamares de carga, a região SE/CO deverá transferir cerca de 550 MWmed de energia para a região NE, através da maximização da exploração dos limite elétricos vigentes nas interligações Norte-Sul e Sudeste-Nordeste. Cabe destacar, que a maximização do fornecimento de energia para a região Norte não será afetada, tendo em vista que a região SE/CO fornecerá a energia que a região NE deixar de enviar para a região N.
Para a região Sul, a política de operação energética indica que a região será exportadora de energia da região SE/CO, visando à equalização dos CMOs dos subsistemas. A geração das usinas das bacias dos rios Uruguai, Passo Fundo e Jacuí deverá ser maximizada tendo em vista a ocorrência de vertimentos para controle do nível de armazenamento de seus reservatórios, sendo esses excedentes energéticos transferidos para a região SE/CO.
A geração da UHE Itaipu deverá ser maximizada tendo em vista as elevadas afluências ao seu reservatório, sendo esses excedentes energéticos transferidos para a região SE/CO.
Os resultados da Revisão 3 do Programa Mensal de Operação para o mês de Novembro/2007 indicam, para a semana operativa de 17 a 23/11/2007, despacho por ordem de mérito de custo na região Sudeste/C.Oeste, em todos os patamares de carga, das UTEs Cuiabá, Norte Fluminense 1, 2, 3 e 4, A. Chaves, M. Lago, G. L. Brizola, B. L. Sobrinho e L. C. Prestes e das UNEs Angra 1 e Angra 2. Na região Sul, foram despachadas em todos os patamares de carga as conversoras de Garabi 1A, 2A, 2B e 2C (indisponíveis conforme Resolução Normativa ANEEL nº 224, de 20/06/2006) e as UTEs P. Médici A e B, J. Lacerda A2, B e C, Uruguaiana, S. Tiaraju e Charqueadas. Na região Nordeste, foram despachadas em todos os patamares de carga as UTEs R. Almeida, C. Furtado, Termopernambuco, Termofortaleza e C. Jereissati.
Diretrizes para operação energética das bacias:
- Bacia do Rio Paranaíba: A geração da UHE São Simão deverá ser utilizada prioritariamente em todos os patamares de carga, tendo em vista a necessidade de controlar o nível de armazenamento do reservatório da UHE Ilha Solteira. A geração das UHEs Nova Ponte, Itumbiara e Emborcação será utilizada para fechamento do balanço energético da região Sudeste/C.Oeste, nessa ordem de prioridade.
- Bacia do Rio Grande: A geração da UHE Mascarenhas de Moraes deverá ser maximizada respeitando-se a restrição de nível mínimo em seu reservatório (Navegação), cabendo a UHE Furnas o atendimento dos requisitos hidráulicos da UHE Mascarenhas de Moraes. Tendo em vista o reduzido nível de armazenamento de seus reservatórios, a geração das UHEs Marimbondo e Água Vermelha será dimensionada para fechamento do balanço energético da região Sudeste/C.Oeste.
- Bacia do Rio Tietê: A geração das UHEs Barra Bonita e Promissão será dimensionada em função do comportamento das afluências aos seus reservatórios, visando o atendimento dos seus requisitos de uso múltiplo da água e de volume de espera.
- Bacia do Rio Paranapanema: A geração da UHEs Jurumirim deverá ser maximizada. A geração da UHE Chavantes deverá ser maximizada nos períodos de carga média e pesada com o objetivo de reduzir o deplecionamento do reservatório da UHE Capivara. A geração da UHE Capivara será dimensionada para fechamento do balanço energético da região SE/CO.
- Bacia do Rio Paraná: A geração da UHE Itaipu deverá ser maximizada tendo em vista as elevadas afluências ao seu reservatório, sendo esses excedentes energéticos transferidos para a região SE/CO. A geração da UHE Ilha Solteira deverá ser minimizada com o objetivo de atender a curva de deplecionamento de seu reservatório ao longo do ano, que garante o atendimento do seu requisito de uso múltiplo da água.
- Bacia do Rio São Francisco: A defluência da UHE Três Marias deverá ser dimensionada em torno de 850 m³/s. Entretanto, para atendimento dessa meta de defluência será necessário a ocorrência de vertimentos na usina tendo em vista a indisponibilidade de unidades geradoras. A geração das UHEs Sobradinho e Itaparica deverá ser dimensionada visando o atendimento da meta de recebimento de energia da região SE/CO, respeitando-se as restrições de uso múltiplo, os limites elétricos e a coordenação hidráulica da cascata.
- Bacia do Rio Tocantins: A geração da UHE Tucuruí será minimizada em todos os patamares de carga, respeitando-se os limites elétricos de recebimento de energia pela região Norte e o número mínimo de unidades geradoras sincronizadas. Com o objetivo de regularização da afluência necessária a UHE Tucuruí a defluência das UHEs Serra da Mesa e Peixe Angical deverá ser maximizada, respeitando-se as restrições operativas das usinas.
- Bacias da Região Sul: A geração das usinas das bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Passo Fundo deverá ser maximizada em função da ocorrência de vertimentos. A geração das usinas dos rios Iguaçu e Capivari deverá ser utilizada nessa ordem de prioridade, para atendimento da meta de transferência de energia para a região SE/CO.
Evolução do Armazenamento
Em função das previsões de afluências e das projeções de carga própria para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste, e das diretrizes eletroenergéticas apresentadas, a expectativa para o final da semana, 16/11, é de armazenamentos de 50,0% para o Sudeste, 73,2% para o Sul e 33,3% para o Nordeste.
A expectativa para Tucuruí, no subsistema Norte, ao final da semana, é de um armazenamento de 34,0% VU.
Quadro 1 - Balanço Energético Semanal
Quadro 1 - Balanço Energético Semanal
| Período | Semana: de 03/11 a 09/11/2007 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Quadro 2 - Energia Natural Afluente - ENA
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ENA TOTAL - Energia Natural Afluente Total; ENA Controlada
- ENA excluída a Energia Vertida;
% MLT - Percentual da ENA Média de Longo Termo
Quadro 3 - Energia Natural Afluente - ENA
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ENA TOTAL - Energia Natural Afluente Total; ENA Controlada
- ENA excluída a Energia Vertida;
% MLT - Percentual da ENA Média de Longo Termo
Quadro 4 - Energia Armazenada - EAR (% Energia Armazenada Máxima)
| DATA | SUL | SUDESTE/C.OESTE | NORTE | NORDESTE | ||||
| Prev. | Verif. | Prev. | Verif. | Prev. | Verif. | Prev. | Verif. | |
| 02/11 | 60,8 | 61,8 | 50,6 | 51,3 | 36,4 | 35,5 | 39,2 | 39,2 |
| 09/11 | 62,8 | 67,7 | 50,1 | 50,6 | 33,7 | 34,1 | 36,3 | 36,3 |
| Previsão 16/11 |
73,2 | - |
50,0 | - |
34,0 | - |
33,3 | - |
| META PMO 30/11 |
74,5
|
- | 49,2 | - | 34,2 | - | 28,3 | - |
Região Sudeste/Centro-Oeste - Energia Armazenada

Região Sul - Energia Armazenada

Região Nordeste - Energia Armazenada

Região Norte/Tucuruí - Energia Armazenada

Quadro 5 - Carga Própria de Energia - MWmed
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Quadro 6 - Demanda Máxima Instantânea - MW
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||