Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico


O marco inicial desse processo foi a realização do Seminário de Prospecção Tecnológica do ONS – SPTO em meados de 2017, quando o ONS convidou Agentes (nacionais e internacionais), universidades e centros de pesquisa para tratar de desafios futuros e possíveis soluções tecnológicas, assim como seus impactos na gestão da operação do Sistema Interligado Nacional - SIN.
 
A partir dos insumos consolidados no SPTO, foi iniciada a etapa de Roadmap, para discutir desafios, motores da mudança e soluções, visando a elaboração do Plano Diretor. O Roadmap indicou alternativas tecnológicas, definindo o direcionamento e as prioridades. Seus resultados forneceram subsídios para o Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico – PDDT.
 
O PDDT consiste em um portfólio de projetos tecnológicos, candidatos a serem implementados a curto, médio e longo prazos, que serão desenvolvidos internamente ou em conjunto com agentes por meio do Programa de P&D da ANEEL.
 
Em 2020, apesar do processo ter sido realizado em formato virtual em razão da pandemia de Covid-19, não houve prejuízo para a atualização do novo portfólio. 
 
Para mais informações, consulte o PPDT na íntegra ou entre em contato com a equipe de inovação do ONS pelo e-mail estrategiaeinovacao@ons.org.br.




Acesse aqui o histórico.