O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Instituído como uma pessoa jurídica de direito privado, sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, o ONS foi criado em 26 de agosto de 1998, pela Lei nº 9.648, com as alterações introduzidas pela Lei nº 10.848/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 5.081/2004.

Para o exercício de suas atribuições legais e o cumprimento de sua missão institucional, o ONS desenvolve uma série de estudos e ações exercidas sobre o sistema e seus agentes proprietários para gerenciar as diferentes fontes de energia e a rede de transmissão, de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o país, com os objetivos de:
(a) promover a otimização da operação do sistema eletroenergético, visando ao menor custo para o sistema, observados os padrões técnicos e os critérios de confiabilidade estabelecidos nos Procedimentos de Rede aprovados pela Aneel;
(b) garantir que todos os agentes do setor elétrico tenham acesso à rede de transmissão de forma não discriminatória; e
(c) contribuir, de acordo com a natureza de suas atividades, para que a expansão do SIN se faça ao menor custo e vise às melhores condições operacionais futuras.

O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.



Mensagem do Diretor Geral
Um novo site para os dias atuais
O mundo vive hoje um acelerado e revolucionário processo de transformação, principalmente embasado nas inovações tecnológicas. Novas formas de interação entre as empresas e seus consumidores surgem a cada dia, modificando profundamente as empresas, que precisam manter-se atualizadas tecnologicamente para serem vistas, compreendidas e aceitas por seus públicos.
Nesse contexto, tenho a satisfação de informar que, ao celebrarmos os 19 anos de existência da organização, estamos lançando um novo website do ONS.
Com base nos princípios da transparência e da inovação, e fazendo a integração do conhecimento disponível nas diferentes áreas da organização, utilizamos os melhores recursos de TI para o desenvolvimento do projeto e para a disponibilização de informações. O novo site pretende retratar uma organização consolidada, reconhecida pelo setor e empenhada em um processo de evolução contínua.
O foco é no público leigo e a informação é tratada sem tecnicismos, respeitando a complexidade natural de nossas atividades e, ao mesmo tempo, a capacidade de compreensão do cidadão bem informado. O trabalho se desdobra em três vertentes principais: energia no futuro, em que mostramos os diversos estudos que avaliam as condições de suprimento ao mercado consumidor no curto e médio prazo; energia agora, em que disponibilizamos informações em tempo real sobre carga, geração e intercâmbios de energia; e resultados da operação, onde publicamos relatórios sobre a operação realizada e o desempenho do sistema, e disponibilizamos os dados históricos da operação do SIN.
Esperamos ter alcançado nosso objetivo de divulgar informações atualizadas, qualificadas e relevantes para o público, aprimorando nossa comunicação com a sociedade.
Bem-vindo a nossa nova casa na web.
Luiz Eduardo Barata Ferreira.


​​