A Diretoria do ONS é integrada por um Diretor Geral e quatro Diretores, eleitos pela Assembleia Geral, sendo três membros indicados pelo MME e dois pelos agentes.
 
Cabe à Diretoria praticar todos os atos necessários ao funcionamento do ONS; elaborar, propor e desempenhar todas as atribuições de caráter técnico estabelecidas nos Procedimentos de Rede; preparar orçamento anual e o relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras, dentre outras atribuições.
 
Diretoria Geral (DGL)
É dedicada à orientação estratégica e à articulação institucional. Cuida do relacionamento e da comunicação institucional. Lidera o planejamento de longo prazo da organização e seu desdobramento em estratégia, metas e indicadores. Realiza auditoria e assegura compliance e gestão de riscos. Coordena a atuação das demais diretorias. 
 
Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios (DTA)
Cuida das atividades de TI, relacionando-se com as áreas técnicas no que diz respeito a estratégia e arquitetura de TI, desenvolvimento de novos sistemas, infraestrutura e suporte e manutenção dos sistemas existentes. Trata de assuntos referentes à regulação setorial e aos Procedimentos de Rede. Coordena as atividades de integração de novos agentes e acesso à rede. Realiza as atividades de relacionamento com os agentes. Coordena o processo de contratação dos serviços e do uso da transmissão, bem como, dos serviços ancilares. Realiza a apuração mensal de serviços e encargos.
   
Diretoria de Planejamento (DPL)
Tem sob sua responsabilidade todas as atividades de planejamento e estudos eletroenergéticos, compreendendo os estudos de ampliações e reforços da rede de transmissão; o planejamento eletroenergético de médio e longo prazo; e os estudos de engenharia e previsões. 
 
Diretoria de Operação (DOP)
Realiza a programação de curto prazo, em base mensal e diária, a operação em tempo real e a pós-operação, zelando pela continuidade e qualidade da operação do SIN. Coordena e supervisiona os Centros de Operação do ONS e dos agentes.
 
Diretoria de Assuntos Corporativos (DAC)
É responsável por prestar serviços às demais diretorias nas áreas jurídica, de recursos humanos, finanças, suprimentos e serviços gerais, buscando a eficiência e a eficácia organizacional em suas ações.


Perfil dos dirigentes


LUIZ CARLOS CIOCCHI
Assumiu a Diretoria Geral do ONS em 17 de maio de 2020.
Nascido em São Paulo, graduou-se em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e é pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ciocchi é especializado em gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional. Foi presidente de Furnas de abril de 2019 a maio de 2020, da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE) e vice-presidente da AES Brasil e AES Argentina. Atuou, ainda, nas empresas Ford e Queiroz Galvão.
foto do Luiz Carlos Ciocchi




foto da Elisa Bastos Silva

Elisa
Bastos Silva
Assumiu a Diretoria de Assuntos Corporativos em 17 de maio de 2022.
É formada em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2008), Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica também pela UNICAMP. Elisa já foi diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também atuou na Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e na Companhia Energética de Goiás (CELG).



Christiano Vieira da Silva
Assumiu a Diretoria de Operação em 17 de maio de 2022.
É engenheiro eletricista com mestrado em economia e MBA Executivo em Gestão em Empresas de Energia Elétrica. Possui mais de 26 anos de experiência profissional, dos quais 18 dedicados à regulação do setor elétrico.  Participou ativamente da construção e implementação do modelo setorial vigente. Ocupa atualmente o cargo de Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS. Foi Secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia - MME e Diretor Substituto da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Em sua passagem pela ANEEL, também atuou como Superintendente de Regulação dos Serviços de Geração, Assessor da Diretoria e Superintendente Substituto da Superintendência de Estudos do Mercado, contribuindo para o desenho de normativos, leilões, contratos, procedimentos de rede, procedimentos e regras de comercialização, que delimitam e suportam a operação do sistema elétrico e a comercialização de energia elétrica no Brasil. 
foto do Christiano Vieira da Silva



MARCELO PRAIS

Assumiu a Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios em 17 de maio de 2020.
Nascido no Rio de Janeiro, é doutor em Ciência de Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua no ONS desde 2000, quando ingressou como gerente de Planejamento da Operação Energética. De 2006 a 2017, respondeu pela assessoria da diretoria geral. De maio de 2018 a maio de 2020, ocupou a posição de assistente da diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. Antes do ONS, Prais trabalhou por 14 anos no grupo Eletrobrás.


foto do Marcelo Prais


foto do Alexandre Nunes Zucarato
aLEXANDRE NUNES ZUCARATO

Assumiu a Diretoria de Planejamento em 17 de maio de 2020.
Nascido em São Paulo, graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também obteve os títulos de Mestre e Doutor, com temas ligados a mercados de energia elétrica. Com cerca de 20 anos de experiência no setor elétrico, Zucarato foi gerente de Estratégia e Inovação da Engie Brasil Energia, onde atuou por dez anos, incluindo passagens pelas áreas de desenvolvimentos de novos negócios e de assuntos regulatórios. Esteve por quatro anos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na qual foi gerente de Preços de Energia e, na sequência, de Inteligência de Mercado.