Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
PT

Boletins da Operação

​DADOS DA GERAÇÃO EÓLICA


Este sistema apresenta dados referentes à geração de usinas eólicas programadas e/ou despachadas pelo ONS, estando classificadas nas modalidades de operação Tipo I, Tipo II-B ou Tipo II-C, conforme Módulo 26 dos Procedimentos de Rede. 
 
Os dados médios mensais podem ser diferentes daqueles apresentados na página de Histórico da Operação, tendo que vista que lá também são contempladas usinas não despachadas pelo ONS, classificadas na modalidade de operação Tipo III.
   
    
Geração e fator de capacidade médios mensais

 

Este gráfico apresenta a geração eólica média a cada mês para o somatório das usinas selecionadas no filtro e o fator de capacidade médio para cada mês, considerando os anos selecionados.

   

     
     
  
Fator de capacidade médio mensal

Este gráfico apresenta o fator de capacidade médio para as usinas selecionadas no filtro a cada mês.
      
   
  
  
Geração média diária

Este gráfico apresenta a geração eólica média diária para o somatório das usinas selecionadas no filtro e nos meses selecionados.

    

       

  
  
Geração média horária


Este gráfico apresenta a geração eólica média horária de todos os dias do mês selecionado para o somatório das usinas selecionadas no filtro. Em destaque, estão os dias em que ocorreram as curvas máxima e mínima no mês (em vermelho) e a média da geração a cada hora do mês (em azul).

  
   
  
  
Perfil de geração ao longo do dia por mês


Este gráfico apresenta, para cada mês selecionado no filtro, a média da geração eólica para cada hora do dia. 

  
  
  
  
Inserção Eólica


Este gráfico apresenta índices que quantificam o tempo em que a geração eólica do subsistema ou do SIN foi maior que determinados percentuais da carga ao longo do mês.

Exemplo de leitura dos dados: para uma coluna que está em 80% e representa ‘>10%’, a interpretação é que, em 80% do tempo do mês, ao menos 10% da carga foi atendida por geração eólica.
  
  
  

Histograma de fator de capacidade

 

Este gráfico apresenta o histograma e a curva de permanência do fator de capacidade das usinas eólicas selecionadas, considerando dados médios horários do período escolhido.

Exemplo de leitura da curva de permanência: para o par (30%, 80%), a interpretação é que 80% dos dados do período selecionado apresentam um fator de capacidade maior ou igual a 30%.
   
  
  
FATOR DE CAPACIDADE MÉDIO HORÁRIO - COMPARATIVO POR USINA

 

Este gráfico apresenta um comparativo do fator de capacidade médio horário das usinas selecionadas em um determinado mês.   


© - Copyright - ONS
© - Copyright - ONS