​nota 2 - ocorrência no amapá - 17.11.2020


O Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pelo monitoramento e controle do Sistema Interligado Nacional – SIN, informa que às 1h04 desta quarta-feira, 18 de novembro, foi concluída a normalização das cargas do Amapá em decorrência do desligamento de ontem.

O tempo necessário para a recomposição das cargas do estado foi devido a uma sequência de eventos, que se iniciaram às 20h27 da última terça-feira, 17 de novembro, quando aconteceu um desligamento automático do transformador da subestação Macapá, apenas no lado da distribuição, e da hidrelétrica Coaracy Nunes, provocando uma interrupção de 183 MW de carga no estado do Amapá.

Às 20h51 foi iniciado o processo de recomposição e retomada gradual das cargas quando, às 21h03, houve novo desligamento no transformador da subestação Macapá. A nova tentativa de retomada de carga se iniciou às 21h10, porém, às 21h20 ocorreu o terceiro desligamento do transformador.

Às 21h36 foi iniciada nova retomada de carga, com conclusão 01h04 desta quarta-feira, 18 de novembro.

O ONS identificou que os desligamentos podem ter sido causados no momento da energização da linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, em 69 KV, de propriedade da CEA. A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela CEA, distribuidora local. O ONS continua acompanhando a situação no Estado.