nota 2 - ocorrência no estado do amapá - 03.11.2020

​O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que está fazendo todo o esforço para retornar com um dos transformadores da subestação de Macapá e, com isso, conseguir restabelecer cerca de 70% da carga de todo o Estado do Amapá no menor prazo possível.

Até o momento, já voltou a operar a hidrelétrica Coaracy Nunes, sendo possível retomar cerca de 30MW de carga de energia – o equivalente a 10% do total da carga consumida no Estado.

Vale destacar que, após identificar o problema de desabastecimento de energia no Amapá, na noite de 3 de novembro, em menos de 24 horas, já foram tomadas diversas medidas. Entre elas, deslocar para a região o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, junto com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e a comitiva que compõe o Comitê de Crise instituído pelo próprio Ministério, para acompanhar de perto os desdobramentos da situação e agilizar o restabelecimento do suprimento no Estado. Além disso, internamente, criou-se uma força-tarefa para atuar no caso.

Ressaltamos que a situação está sendo gradativamente contornada e que as equipes destacadas permanecerão mobilizadas até que o fornecimento de energia do Estado volte ao normal.