ONS indica pleno atendimento de energia elétrica até dezembro

​ ​A partir de setembro, observa-se despacho térmico adicional ao necessário para o atendimento a ponta de carga

 

 

Os cenários atualizados com as perspectivas para atendimento eletroenergético até dezembro foram apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada na última quarta-feira, dia 06 de julho. As simulações apontam para um pleno atendimento durante todo o período, com os níveis de armazenamento dos reservatórios significativamente superior aos verificados em 2021.

O ONS destacou que, para este ano, a expectativa de armazenamento no subsistema Sudeste/Centro-Oeste ao fim de dezembro é de 39,7%, 14 pontos percentuais acima do nível de 2021, no cenário mais conservador. Já no cenário mais otimista, a expectativa é de que os reservatórios atinjam 55,7%, podendo chegar a dezembro com 30 pontos percentuais a mais do verificado no ano passado. A previsão para o fim de julho nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, é de 62,1%, 86,6%, 80,9% e 96,8%, respectivamente. Vale destacar que, embora no fim do mês já estejamos no meio do período seco, três regiões deverão chegar acima de 80%.

O mês de junho foi marcado pela ausência de precipitação na maior parte das bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional), conforme esperado para essa época do ano. A região Sul foi exceção, com chuva acima da média nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, bem como na incremental à UHE Itaipu. A Energia Natural Afluente (ENA) do SIN no mês de junho foi de 103 % da Média de Longo Termo (MLT). Para julho é esperada 76% da MLT.

Pelos estudos de atendimento de potência, observa-se, a partir de setembro, despacho térmico adicional ao previsto para atendimento energético. No mês de junho foi   possível exportar para a Argentina, totalizando 1.292 MWmed.​