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ONS apresenta Relatórios da administração e de sustentabilidade

Operador avança na agenda de Governança e Sustentabilidade em 2021, ano marcado pela superação da crise hídrica

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou o Relatório Anual da Administração, que traz os principais projetos realizados em 2021. Entre os maiores desafios destacados no Relatório estão as iniciativas contra a Covid-19 e as ações relacionadas à gestão da crise hídrica.

Também foi lançado o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Operador. A publicação, relativa a 2021, é referenciada pelo padrão da Global Report Iniatitive (GRI) e evidencia os compromissos do Operador com a agenda global do meio ambiente, das questões sociais e de governança. Trata-se de mais uma etapa da jornada de estruturação e aprimoramento da estratégia ASG (Ambiental, Social e Governança) do Operador, uma preparação para a união dos Relatórios da Administração e o de Sustentabilidade em uma única publicação, a ser divulgada em abril de 2023 (referente a 2022).​



Confira a íntegra dos documentos:

Vídeo Panorama 2021 (síntese de pontos mais relevantes)

Relatório da Administração 

Demonstrações Financeiras

Parecer do Conselho Fiscal

Relatório de Sustentabilidade


Sobre o Relatório da Administração
“As ações empreendidas pelo ONS e demais agentes e instituições do setor contribuíram decisivamente para preservar o armazenamento dos reservatórios ao longo do período seco de 2021 e na transição para o período úmido 2021/2022. Com isso, foi possível encerrar o ano com níveis mais altos que os atingidos na mesma época nos dois anos anteriores. Claro que a chegada das chuvas já em outubro de 2021 foi fundamental em​ todo esse processo. Apesar das dificuldades do período, não nos esquecemos de planejar o futuro", afirmou o diretor-geral Luiz Carlos Ciocchi na mensagem inicial do Relatório.

Outro ponto de destaque foi que, mesmo com o fundamental aumento do acionamento das usinas térmicas para garantir o suprimento de energia elétrica durante o período de escassez hídrica, a operação do SIN contou também com fontes renováveis. “Em 2021, tivemos 60 recordes de geração eólica e solar e pudemos, mais uma vez, observar o espaço e a importância que essas fontes vêm ganhando, principalmente na região Nordeste", disse Ciocchi. 

De acordo com o Relatório Anual, o Operador registrou avanços imp​​ortantes no aprimoramento de sua governança corporativa. Conquistou 90,43% de aderência às boas práticas, entre 152 iniciativas identificadas como pertinentes ao ONS, com base nas diretrizes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Realizou, ainda, a atualização de sua Cadeia de Valor, que é parte do novo modelo de Governança e Gestão de Processos.

Um novo olhar para a sustentabilidade foi estabelecido com a criação do Programa ASG+ que visa aprimorar a estratégia e as práticas já existentes no órgão, inclusive no que diz respeito à transição energética. No pilar ambiental, estão projetos como a horta solidária e o gerenciamento de resíduos sólidos. Em 2021, a iniciativa reduziu, nas instalações do ONS, cerca de 0,77 toneladas de papel, que corresponderiam a 44 árvores, 3.965 kw/h de energia e 79.310 litros de água. Já, no pilar social, o projeto afirmativo Mulheres à Bessa ampliou o diálogo de equidade de gênero na organização. 

O ano de 2021 foi marcado pelo aumento substancial de solicitações de Informações de Acesso ao ONS. O portal
SINtegre passou a ter uma ferramenta de consulta aos processos em andamento. Além disso, o Operador lançou iniciativas de integração de dados por meio do Portal de Dados e do Portal de API, que facilitam o acesso à informação, reforçando a transparência tanto para agentes do setor elétrico, quanto para a sociedade.