ONS apresenta cenários mais favoráveis em última reunião do cmse de 2021

Perspectivas de Energia Natural Afluente (ENA), dentro do horizonte avaliado, foram aumentadas no SIN em cerca de 11 GW médios, no cenário 2020-2021, em relação ao mês passado

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou na última reunião do ano do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 1º de dezembro, melhoria no volume do reservatório equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN) de 26,3%, em 26/11/2021, registrando 0,9 p.p. acima do previsto na reunião de outubro. A expectativa é de que o armazenamento do SIN no final de dezembro seja em torno de 34%. Os estudos indicam também que para o atendimento de potência, utilizando o bloco térmico alocável na simulação energética, são apresentadas sobras em todo o horizonte de estudo.

Pelas prospecções, até o último dia de maio de 2022, se considerado o cenário de precipitação 2020/2021, o armazenamento no subsistema Sudeste/Centro-Oeste será de 58%, índice 15,9 p.p. acima do nível verificado em 31 de maio de 2021. Este resultado, mais otimista do que a estimativa apresentada em novembro, é reflexo da melhoria da Energia Natural Afluente (ENA) e das condições atuais do solo.







As previsões indicam também a permanência da precipitação nas bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco, Tocantins, Xingu, Tapajós e Madeira, na primeira quinzena de dezembro, com valores superiores à média.

Outro destaque apresentado na ocasião foi com relação à carga, que indicou variação positiva de 1,2% no mês passado em relação a outubro deste ano. Para este mês há a expectativa de um acréscimo de 1,6%, se a referência for novembro de 2021.

Embora com números mais otimistas, com o objetivo de aumentar o estoque de água nos reservatórios, o ONS recomendou que fosse mantido o acionamento termelétrico adicional mobilizado em dezembro, no montante médio mensal de 15.000 MWmed, observando a capacidade de alocação dos recursos e as restrições operativas vigentes.


Clique aqui e confira o documento na íntegra.