ONS RECEBE ATÉ 26 DE NOVEMBRO OFERTAS DE TÉRMICAS SEM CVU 

Objetivo é obter propostas no âmbito da Portaria MME nº 17/2021 com valores economicamente favoráveis e reduzir o custo de operação do sistema

Em recente reunião técnica com o colegiado que compõe o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), foi definido que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai receber, até sexta-feira, 26 de novembro, ofertas de termelétricas sem Custo Variável Unitário (CVU), com disponibilidade de energia para o mês de dezembro de 2021. O objetivo é obter ofertas que gerem energia firme, com valores economicamente favoráveis, reduzindo o custo de operação do sistema. As propostas serão recebidas até às 11h e, posteriormente, serão também apreciadas em reunião técnica do CMSE no mesmo dia.

O recurso adicional poderá ser considerado pelo ONS por período determinado e de forma ininterrupta dentro do prazo ofertado e aceito pelo CMSE, desde que seja alocável na carga, observadas a otimização do custo total de despacho do sistema e a segurança operativa.

Pelos cenários traçados pelo Operador, os recursos hidroenergéticos atuais são suficientes para atender a carga, mas a ideia é que nesta nova rodada os agentes façam propostas com valores de MWmédios mais competitivos para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN), sem que haja garantia de contratação. A decisão reforça a estratégia de redução de custo de operação do sistema elétrico brasileiro, já que o período úmido teve início e os níveis de água nos reservatórios estão melhorando gradativamente, especialmente nas bacias do Paraná, Tocantins e São Francisco, além da expectativa de manutenção da demanda em níveis mais baixos do que os habituais para o período por conta das temperaturas mais amenas que vêm sendo registradas.

Vale ainda destacar que o atendimento ao SIN permanece exigindo atenção e que essa iniciativa será analisada periodicamente nas reuniões técnicas do CMSE e caso seja necessário o recebimento de ofertas para períodos futuros avisaremos oportunamente. 

O recebimento das propostas seguirá o mesmo formato anterior e o passo-a-passo pode ser visto aqui.