ONS: novembro tem previsão de afluências acima da média e aponta melhora dos reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste  


Carga de novembro indica elevação de 1,4% em relação a 2020   

 

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para o mês de novembro prevê afluências acima da média na região Sudeste/Centro-Oeste, onde a Energia Natural Afluente (ENA) deve ser de 106% da Média de Longo Termo (MLT). Com a previsão de aumento das precipitações, a região deve ter uma leve recuperação, com o nível dos reservatórios fechando o mês em 18,7% da sua capacidade, ante os atuais 18%.  Outro destaque do documento é a carga de energia, que indica elevação de 1,4% em relação a novembro de 2020.  

 

O relatório também indica ascensão da ENA no Norte, em 155% da MLT. Nas regiões Nordeste e Sul, a projeção é de que afluências continuem abaixo da média no próximo mês. O Nordeste deve apresentar uma evolução em relação a outubro atingindo 76% da MLT, seguido pela região Sul com 64% da MLT.  

O boletim aponta ainda que os reservatórios do Sul chegarão ao fim do mês de novembro atingindo 45,6% de sua capacidade. A estimativa é de que os reservatórios localizados na região Nordeste terminem o mês com 35,9%, seguido pelo Norte, com 35,7% de sua capacidade.  

As decisões do Operador também influenciaram para melhorar as condições dos reservatórios, com o crescimento dos níveis identificados no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Sul. É o caso do reservatório da Usina de Marimbondo, que em setembro registrava 8,07% e em outubro chegou a 14,79%, aumento de 83,27%. O reservatório da Usina Barra Grande também apresentou melhora, saindo de 43,74% em setembro deste ano para 61,72% no mês de outubro, crescimento de 41,11% no último mês.  

As projeções de alta da carga levaram em consideração a permanência do setor industrial em modo de expansão e a indicação de temperaturas amenas em Florianópolis, Curitiba e São Paulo e mais elevadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e nas capitais dos subsistemas Nordeste e Norte na próxima semana. Outro fator que influenciou o índice é a expectativa de chuva todos os dias nos próximos dias em algumas capitais do Sudeste/Centro-Oeste e Norte. Segundo os dados do boletim, a previsão é de que a carga do SIN chegue a 70.690 MW médios em novembro.   

Dos quatro subsistemas, o destaque continua para o Nordeste que deve ter crescimento de 5,2% com 12.243 MW médios, seguido pela região Norte com 5,1% e 6.148 MW médios. Em recuperação, o Sul apresenta crescimento de 1,3% com 12.349 MW médios, e o Sudeste/Centro-Oeste fica com carga negativa em 0,3% chegando a 39.950 MW médios.  

Para o mês de novembro, o Custo Marginal de Operação (CMO) continua em queda, passando a ser R$ 94,09/MWh em todos os quatro subsistemas. Uma diminuição de 41,56% em relação aos R$ 161,01/MWh da semana anterior.     

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn, no Instagram ou nos canais de podcast no Spotify  ou no Deezer.            ​

Para conferir o relatório na íntegra, acesse: http://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/SUMARIOEXECUTIVO_PMO_202111_REV0.pdf