​​ONS: previsões das afluências para as regiões Norte e Sudeste/Centro-Oeste acima de 100% da MLT 

Reservatórios do Sul e do  Sudeste/ Centro-Oeste têm melhora, se comparados com o mês anterior 

  

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 23 a 29 de outubro, mantém o destaque para a evolução das afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A previsão indica que para o Sudeste/Centro-Oeste, a Energia Natural Afluente (ENA) deve alcançar 133% da Média de Longo Termo (MLT), seguida pelo Norte com 125% MLT.  O relatório aponta também melhora nos níveis de armazenamento dos reservatórios do Sul e do Sudeste/Centro-Oeste com relação ao mês de setembro.

Com relação às afluências no subsistema Sul, o relatório indica um avanço de uma nova frente fria para próxima semana operativa, fazendo com que as afluências na região, atinjam de 83% da MLT. No Nordeste às afluências devem alcançar 62%MLT.

Ainda de acordo com o documento, a estimativa é que os reservatórios do Sul cheguem ao fim de outubro com 44,3%, um avanço de 15,7% em relação ao mês passado, quando terminou com 28,6%. Já a região Sudeste/Centro-Oeste deve terminar o mês com 17,8% do volume, uma melhora de 1%, se comparado aos 16,7% do volume de setembro. No Norte e no Nordeste, os reservatórios deverão alcançar 46,6%  e 36,2% da sua capacidade, respectivamente, até o último dia de outubro.

​O aumento de precipitações nas últimas duas semanas não é o único motivo da melhora nas condições dos reservatórios, o conjunto de medidas adotadas pelo Operador foi decisivo para um resultado mais otimista. Como no caso do reservatório de G. B. Munhoz, o maior do subsistema Sul, que mês passado estava em 9,45% e hoje indica 35,56% de volume útil. Já no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o reservatório de Furnas, um dos mais relevantes do País, também mostra sinais de recuperação saindo de 13,76% em setembro para 16,38% em outubro. 

O relatório aponta um percentual negativo de 3,8% na carga de energia em outubro no Sistema Interligado Nacional (SIN), em comparação com o mesmo período de 2020.   Os subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste continuam apresentando queda na carga, sendo 7,6% e 5,8% respectivamente, com 10.972 MW médios e 39.090 MW médios. Já os subsistemas Nordeste e Norte mantém percentuais positivos com alta de 3,9% e 1,9%, respectivamente, com 12.259MW médios e 6.161 MW médios.   ​

Para a próxima semana operativa, o Custo Marginal de Operação (CMO) se mantém em declínio, passando a ser R$ 161,01/MWh em todos os quatro subsistemas. Uma queda de 6,71% em relação aos R$ 172,60/MWh da semana anterior. 

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn, no Instagram ou nos canais de podcast no Spotify  ou no Deezer.          

Para conferir o relatório na íntegra, acesse:  http://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/SUMARIOEXECUTIVO_PMO_202110_REV4.pdf