Ons lança dois novos portais de dados para o mercado

A iniciativa democratiza o acesso às informações consolidadas do Operador, se aproximando da sociedade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comemora 23 anos hoje, dia 26 de agosto, e como parte da comemoração está lançando dois novos portais: o Portal de Dados Abertos e o Portal API. Os novos sites visam ampliar a relação do Operador com a sociedade e disponibilizar informações confiáveis do setor elétrico. A iniciativa é também parte da agenda estratégica do ONS, contribuindo para tornar o Operador +Digital e transparente. 

O Portal de Dados Abertos tem como objetivo fortalecer o ONS enquanto provedor de informações com dados consolidados e verificados-. A plataforma, que poderá ser acessada por toda a sociedade, constitui fonte de consulta também para quem não atua no setor. As informações podem ser acessadas sem haver a necessidade de login e senha, permitindo o download dos dados de maneira simples e democrática. A expectativa é de que o conteúdo do site desperte o interesse, principalmente, de bancos de investimento, comercializadoras, estudantes, pesquisadores e da própria imprensa.

Nesta fase inicial, serão 18 conjuntos de dados contemplando os seguintes temas: Energia Natural Afluente (ENA), Energia Armazenada (EAR), Intercâmbios entre subsistemas, Intercâmbio do SIN com outros países, Dados cadastrais de linhas de transmissão da Rede de Operação, Capacidade de transformação da Rede Básica, Capacidade instalada de geração e geração térmica por motivo de despacho, Balanço de energia, Custo Marginal de Operação (CMO) e Dados de carga. A partir do lançamento do portal, estará disponível o histórico das informações, em alguns casos desde 2000, os quais serão atualizados de acordo com a periodicidade dos dados.

O segundo produto a ser lançado, o Portal API, tem características diferentes. Embora também alinhado com o valor da transparência e com o planejamento estratégico da organização para um ONS +Digital, o espaço online foi implementado para atender as necessidades personalizadas dos agentes que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN). Ao contrário do site de Dados Abertos, a plataforma exigirá o mesmo login e senha cadastrados no SINtegre para permitir que o agente tenha acesso às informações e conecte seus sistemas aos do ONS.

Este portal é lançado com mais de 10 recursos disponibilizados. Entre elas estão relatórios de previsão de carga, propostas de geração hidráulica, térmica, eólica e solar, dados de entrada e de resultados do Dessem, apenas para citar alguns exemplos. A proposta é que, conforme o espaço for sendo usado, novas soluções sejam incluídas com base nos pedidos dos usuários.

De acordo com Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS, o lançamento dos portais é de extrema importância para o setor elétrico e para consolidação da estratégia do ONS +Digital e ONS +Orientado a dados. “Somos um centro de dados e informações de muito valor para o setor e sociedade. Os portais contribuem para a modernização, para o aumento da digitalização e a democratização de dados do setor elétrico." resume Prais.

Para acessar o Portal de Dados Abertos: http://dados.ons.org.br
Para acessar o Portal API: https://portal-integra.ons.org.br/api-docs

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn, no Instagram ou nos canais de podcast no Spotify  ou no Deezer.