Esclarecimento à imprensa – Suspensão do recebimento de ofertas para o programa de Resposta Voluntária da Demanda (RVD)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que contou, por meio do programa de Resposta Voluntária da Demanda, com ofertas aprovadas que totalizaram até 442 MW e 720 MW, respectivamente, em setembro e outubro. Para o mês de novembro, o Operador conta com ofertas de até 454 MW ofertados, aprovados em 29 de outubro pelo CMSE, sendo a efetivação dessas ofertas na operação dependente de avaliação feita diariamente ao longo do mês, conforme a necessidade de ponta do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A decisão de suspender o programa de RVD, a partir deste mês de novembro, ocorreu tanto devido à melhoria das condições eletroenergéticas, como também ao sucesso da adesão das empresas à medida emergencial, que tinha como principal objetivo atender à demanda de ponta do sistema ao longo da transição entre os períodos seco e úmido das principais bacias do SIN. 

Com o avanço positivo das perspectivas hidrometeorológicas, não há necessidade, neste momento, de energia adicional para atendimento a ponta. Assim como outras ações adotadas entre 2020 e 2021, em função das condições de escassez, esta também foi uma decisão de gestão. Cabe ainda ressaltar que o ONS e o CMSE continuarão acompanhando as condições de atendimento do Sistema e caso seja necessário, reabriremos as plataformas para recebimento de novas ofertas.

Diferentemente do programa de RVD, utilizado para o horário de ponta e que segue as normas da Portaria MME nº 22/2021, as térmicas continuarão sendo utilizadas, pois fornecem energia firme ao Sistema Interligado Nacional.  

O ONS agradece o apoio e a participação dos agentes pelos esforços empreendidos, que se demostraram fundamentais para atravessar esse período de escassez hídrica com sucesso e que contribuíram também para o aprimoramento do setor elétrico brasileiro, com destaque para a participação da indústria no programa de RVD.