ONS: CARGA AVANÇA E JUNHO REGISTRA ALTA DE 8,1% NO SIN 


Primeiro semestre de 2021 registrou todos os meses percentuais positivos, se comparados com 2020​ 

O monitoramento do Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou que a demanda por energia em junho teve crescimento de 8,1%, se considerado com o mesmo período do ano passado. A carga chegou a 66.707MW médios. A recuperação do setor industrial, principalmente das indústrias voltadas para exportação, aliado ao aumento da confiança nos setores de comércio e serviços foram os principais fatores que influenciaram no avanço da carga.  No total acumulado, dos últimos 12 meses, verificou-se uma variação positiva de 4,7%, em relação ao mesmo mês em 2020. Se comparado com o último mês de maio houve uma variação negativa de 1,4%. As informações estão no boletim mensal de carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  

Apesar da ocorrência de temperaturas amenas, inferiores às observadas em junho de 2020, o forte aumento que vem sendo observado nas atividades do comércio e serviços, associado à manutenção do ritmo elevado da produção indústria, tem se refletido sobre desempenho da carga dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul. A melhora na confiança da indústria ocorreu pelo segundo mês consecutivo, reflexo da recuperação das economias externas e do avanço do processo de vacinação no País, com consequente aumento do otimismo das empresas.  

O relatório ainda traz dados consolidados dos subsistemas que compõem o SIN, todos com indicadores positivos, se comparado com junho de 2020. O subsistema Nordeste teve destaque com carga de energia com uma variação positiva de 10,1% ou 10.847 MW médios; seguido pela região Norte, que registrou demanda 10% maior ou 5.914MW médios. A região Sul, teve aumento de 9,2% ou 11.693MW médios e o subsistema Sudeste/Centro-Oeste registrou incremento de 6,9% ou 38.253MW médios. 

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn, ou nos canais de podcast no Spotify  ou no Deezer.       

Clique no link e confira o relatório na íntegra:    

http://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/BoletimMensalCarga_junho-2021.pdf