​​

ons divulga rotina operacional sobre segurança cibernética

Documento que estabelece os controles de segurança cibernética a serem implementados pelos agentes e pelo ONS terá vigência a partir de 9 de julho  

Após receber contribuições dos agentes, o Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou ontem, 1º de julho, a Rotina Operacional RO-CB.BR.01 - Controles mínimos de segurança cibernética para o Ambiente Regulado Cibernético. O documento, que estabelece os controles de segurança cibernética a serem implementados nos centros de operação dos agentes e nos equipamentos de infraestrutura, terá vigência a partir de 9 de julho de 2021.  Após essa data, os agentes e o Operador devem adotar a rotina e o seu conjunto de requisitos e critérios, de acordo com os prazos estabelecidos na RO.

O processo de aprimoramento da segurança cibernética é um assunto que vem sendo discutido pelo setor elétrico, em especial pelo ONS, ANEEL e MME, devido à relevância para a operação do setor elétrico. Até o momento existia um item nos Procedimentos de Rede que tratava do assunto, mas de forma abrangente. A publicação dessa rotina vem aprimorar as orientações sobre o tema junto aos agentes: “A Rotina Operacional de Segurança Cibernética é um importante marco para o setor elétrico. Acreditamos que ela irá elevar o nível de segurança cibernética de toda a operação, ajudando os agentes e o ONS a criar políticas de segurança alinhadas às boas práticas mundiais e aos Procedimentos de Rede estabelecidos.”, comenta Geraldo Fonseca, especialista de Segurança Cibernética do ONS.  

Conheça a RO-CB.BR.01.

Quer receber informações regulatórias atualizadas?  
Cadastre-se no SINtegre e assine os produtos da  Gestão dos Procedimentos de Rede e Assuntos Regulatórios.