Comunicado para todos os agentes geradores com projetos de usinas com impacto no Norte de Minas Gerais

Solicitações de Informação de Acesso para obtenção de outorga junto à ANEEL de projetos com impacto na Região Norte de Minas Gerais deverão ser solicitadas ao ONS, visto a publicação do relatório EPE com a definição da solução estrutural para essa região

 

Conforme amplo conhecimento dos agentes do setor elétrico, o Norte de Minas Gerais apresenta elevada atratividade em relação à implantação de projetos fotovoltaicos. O interesse dos agentes na implantação de usinas nessa região superou as prospecções mais otimistas realizadas pelos órgãos setoriais. Portanto, ao se considerar as usinas com CUST assinado, com pareceres de acesso emitidos ou solicitações de acesso em curso, e os limites das interligações vigentes, o sistema de transmissão existente e planejado até 2025 na área de influência da região Norte de Minas Gerais encontra-se sem margem de transmissão. Nesse contexto, em vista dos problemas de carregamento previstos em condição normal de operação e/ou em situações de contingências simples na rede de transmissão, a EPE emitiu um estudo de planejamento de longo prazo para permitir maior escoamento dos potenciais projetos de geração na região Norte de Minas Gerais, “Expansão da Capacidade de Transmissão da Região Norte de Minas Gerais", relatório nº EPE-DEE-RE-064/2020-rev0, publicado em 04/01/2021 e disponível no site da EPE.

 

Também cabe ressaltar que, especialmente ao longo do segundo semestre de 2020, houve alterações de algumas datas de entrada em operação de obras importantes para as interligações Norte/Nordeste/Sudeste-Centro-Oeste e para a região Norte de Minas Gerais. Em vista de tais alterações, os limites de intercâmbio do sistema foram atualizados de forma a refletir o novo cronograma de transmissão. Adicionalmente, em função do andamento do processo de unificação da base de dados de fluxo de potência e de curto-circuito, ora em curso no ONS, foi realizada uma verificação dos parâmetros de alguns equipamentos previstos para a região junto aos agentes de transmissão proprietários das instalações. Por fim, destaca-se que foram indicados reforços importantes, quais sejam: 3º e 4º TR 500/230 kV na SE Janaúba 3 (EPE-DEE-NT-008/2020-rev1).

 

Em razão da emissão do estudo de longo prazo pela EPE (EPE-DEE-RE-064/2020-rev0), das alterações de parâmetros de alguns equipamentos da rede, da indicação de reforços na região e da atualização dos limites de intercâmbio do sistema de transmissão, solicita-se aos agentes que ainda tenham interesse em dar continuidade a seus projetos de geração, mesmo aqueles que porventura tenham tido suas solicitações de Informação de Acesso negadas ou canceladas, que apresentem ou reapresentem seu pedido de Informação de Acesso ao ONS no sistema computacional SGAcesso.