ONS divulga Relatório de Análise de Perturbação sobre ocorrência no Amapá

​ ​Documento aponta principais conclusões e recomendações

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS está divulgando hoje, 7 de dezembro, o RAP  – ​Relatório de Análise de Perturbação sobre a ocorrência de 3 de novembro, no estado do Amapá.  As principais conclusões apontam que a perturbação teve origem em um curto-circuito do primeiro transformador que pode ter sido consequência de falha interna do equipamento ou coordenação de isolamento inadequado na subestação. As causas desse curto-circuito serão investigadas no RAF – Relatório de Análise de Falha, a ser elaborado e apresentado pela LMTE ao ONS.  Ficou constatado também que o evento em pauta foi resultado de contingência múltipla (indisponibilidade do segundo transformador e perda dos outros dois equipamentos em um mesmo evento).

O relatório aponta ainda que o atendimento às cargas da CEA, em Macapá já contempla o critério de planejamento da expansão (n-1) adotado para todas as subestações do país. De forma a evitar que situações do tipo se repitam, o ONS e a EPE estão avaliando a adoção de critérios diferenciados para o caso de Macapá e regiões similares, localizadas distantes de outros centros, o que dificulta a adoção de medidas emergenciais.

No RAP foram emitidas 34 recomendações para as empresas: LMTE, Eletronorte, UHE Ferreira Gomes, CEA, Energest (UHE Cachoeira Caldeirão) e para o próprio ONS, que deverão ser cumpridas nos prazos definidos, que variam entre dezembro de 2020 e março de 2021. Cabe ao Operado o papel de monitorar, avaliar o cumprimento das recomendações e informar à Aneel, ao MME e aos agentes.

Acesse o documento completo em: http://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/DGL-REL-0016_2020%20-%20RAP%2003.11.2020_20h48min_Amap%C3%A1_VF.pdf

 

​