ons lança infográfico mostrando evolução da geração eólica

 

Fonte vem ganhando relevância na matriz elétrica brasileira

 

O crescimento das fontes de energia renovável no País é uma realidade. E a eólica, nos últimos anos, foi uma das que mais ganhou relevância na composição da matriz elétrica, ocupando hoje o terceiro lugar em geração, ficando atrás da hidrelétrica e da térmica. De olho nesta transição e em homenagem ao Dia da Natureza, comemorado no dia 5 de outubro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou um infográfico registrando o crescimento da energia dos ventos. A proposta é, não só democratizar a informação para a sociedade em geral, como também mostrar a tendência do futuro no setor elétrico.


Esse é mais um passo do ONS, que é responsável por gerir e monitorar mais de 99% de toda energia usada no País, de modernização de seus processos e divulgação de dados nacionais consolidados.  

 

O Operador passou a monitorar regularmente a capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial, em 2006, que atualmente, estão espalhadas por oito estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Durante o mês de agosto, o Nordeste registrou três recordes de energia eólica, sendo o montante suficiente para abastecer durante 72 horas mais de 90% da região. No fim de setembro, mais um recorde de geração instantânea com uma produção suficiente para abastecer todo o Nordeste. Atualmente, a energia eólica representa 9,5% da matriz elétrica e a previsão é de que, até 2024, chegue a 11,3% de sua composição.