ons conclui processo de adesão ao mercado livre de energia

​ ​

Escritório de Brasília foi o último a migrar para o ambiente de contratação livre


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu o processo de migração para o mercado livre de energia dos seus quatro escritórios e centros de operação. A unidade de Brasília foi a última a realizar a migração devido à data do contrato anterior e, assim, passar para o ambiente de contratação livre. O movimento para reduzir a conta de luz dos prédios do órgão começou no ano passado e a transição foi feita de forma gradativa, tendo sido iniciada por Recife. Os escritórios do Rio de Janeiro e Florianópolis vieram em seguida. Até agora, o ONS já conseguiu economizar cerca de R$ 360 mil com a iniciativa.


“A migração para o mercado livre vem se mostrando acertada. Esse é um movimento natural das grandes empresas e também uma oportunidade de economia para o Operador", diz Jaconias de Aguiar, diretor de Assuntos Corporativos do ONS, responsável pela condução do projeto. 


Em 2018, o ONS realizou um leilão para a compra de energia, no qual a Lightcom Comercializadora de Energia S.A. foi a vencedora. A comercializadora passou a fornecer a todos os escritórios do Operador – Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis e, agora, Brasília - o montante de 1,157 MWmédios no período que iniciou em 1º de maio de 2019 e se estenderá até 31 de dezembro de 2022.  O processo de migração do ONS para o mercado livre contou com a parceria da consultoria Thymos Energia.


O ONS se enquadra na categoria Consumidor Livre Incentivado, que estabelece que a energia comprada deva ser proveniente de fontes renováveis como PCHs, usinas eólicas, solares e de biomassa, além de lhe conferir 50% de desconto no fio.