Estreia documentário que mostra como ONS enfrenta os desafios do clima na operação

Ameaças do Céu será exibido em 11/4, às 18h20, no History 2 

Chuvas, vendavais e descargas elétricas são as principais ameaças para a operação do Sistema Interligado Nacional. O documentário Ameaças do Céu, que estreia em 11/4, no History 2, mostra uma simulação inédita de como o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS enfrenta esses desafios do clima para manter a operação do SIN e garantir o suprimento de energia para o país.   

O filme busca retratar, de forma leve e dinâmica, os bastidores do setor elétrico brasileiro frente aos desafios das mudanças climáticas, exibindo o retrato dos danos causados pelas tempestades ao setor elétrico, além de possíveis cenários futuros. 

A partir de uma simulação baseada em acontecimentos reais é possível entender como o Operador lida com a interrupção no fornecimento de energia provocada por queda de torres e danos em equipamentos causados por vendavais, raios e chuvas.  

Depoimentos de autoridades consideradas referências no setor imprimem credibilidade à obra.  Além do diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, participam Nelson Leite, ex-presidente da ABRADEE, Mário Miranda, presidente da ABRATE, e André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica.  

Gravado em 2017, o documentário produzido pelo Grupo Storm, com apoio do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é apresentado pela ISA CTEEP e patrocinado pela Eletropaulo.  

Programação:  
Data: 11/04 (sábado)  
Horário: 18h20  
Canal: History 2 

Assista ao trailer!