ONS implanta nova modelagem de programação do despacho de energia

Modelo DESSEM traz maior eficiência e transparência ao setor


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou hoje, 1 de janeiro de 2020, a conclusão, com sucesso, da implantação do novo modelo de otimização de curtíssimo prazo para melhor definição da geração de energia no País. O Modelo DESSEM, trará informações a cada meia hora do Custo Marginal de Operação (CMO) do sistema elétrico. A maior granularidade do cálculo, que hoje é feito em base semanal, trará vários benefícios para os agentes do setor, como ganhos de eficiência no despacho das usinas e transparência, menor assimetria de informações entre os participantes do segmento e o início da aproximação da programação da operação com a formação de preço da energia elétrica.

Em uma segunda fase, que vai ocorrer em janeiro de 2021, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) adotará o modelo DESSEM para determinação do preço horário a ser utilizado na contabilização e liquidação do mercado de curto prazo, consolidando a aproximação entre a operação e a formação do preço, com ganhos para os consumidores de energia elétrica. O anúncio da implantação do novo sistema foi feito pelo Ministério de Minas e Energia em 31 de julho de 2019, mas vem sendo estudado e testado pelo setor há vários anos. A mudança ocorre em um contexto de aprimoramento da operação do sistema elétrico.

O Modelo DESSEM ou Modelo de Despacho Hidrotérmico de Curtíssimo Prazo é uma modelagem matemática para otimização, que foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras, principal referência no setor. O Modelo DESSEM visa otimizar a operação diária dos sistemas de energia no Brasil, considerando tanto aspectos relacionados à rede elétrica como à operação das usinas hidroelétricas, termoelétricas e demais componentes do setor.

Após o longo período de estudos e testes, a conclusão dessa primeira fase exigiu ainda um esforço redobrado de um grupo de cerca de 60 profissionais do Operador e dos agentes do setor elétrico nas últimas semanas de 2019 para conferir todos os detalhes e acompanhar a virada do sistema no dia 31 de dezembro.