​ONS atualiza resultados da análise da ocorrência que afetou o Norte e o Nordeste


Perturbação aconteceu às 15h48 do dia 21 de março, devido a uma atuação indevida do disjuntor na subestação Xingu, no Pará

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico atualizou nesta sexta-feira, 6 de abril, os resultados da análise da ocorrência que afetou, principalmente, as regiões Norte e Nordeste do país. A perturbação aconteceu às 15h48 do dia 21 de março de 2018, quando houve a atuação indevida do disjuntor na subestação Xingu, no Pará.

O evento ocorreu quando o fluxo de energia do bipolo de Belo Monte estava sendo elevado para 4 mil MW. A abertura do disjuntor impediu que a energia da hidrelétrica fosse escoada pelo bipolo. “No disjuntor foi instalada indevidamente uma proteção de sobrecorrente, regulada para 4.000 Ampéres, valor abaixo da corrente nominal do equipamento, o que fez com ele abrisse quando o fluxo da linha chegou próximo a 4 mil MW", explicou o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

O ONS verificou ainda que o Sistema Especial de Proteção (SEP) não atuou desligando as máquinas da usina de Belo Monte com a perda do bipolo, uma vez que sua lógica não foi atualizada para considerar o acionamento do disjuntor. Dessa forma, a região Norte ficou com excesso de geração, provocando sobretensão nas linhas de transmissão e seu consequente desligamento. Os fatos levaram ao blecaute na região Norte.

No momento da ocorrência, a região Nordeste recebia 2.879 MW da região Norte. Com a perda da interligação, o Nordeste ficou com uma carga maior do que a geração, o que ocasionou queda na frequência. Na ocasião, o ERAC - Esquema Regional de Alívio de Carga atuou em cinco estágios, cortando 25% da carga e normalizando a frequência em 60 Hz. Em seguida, duas unidades geradoras da hidrelétrica de Paulo Afonso saíram de operação, levando o Nordeste ao blecaute.

Nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste também houve cortes de carga devido a atuação do primeiro estágio do ERAC. Foram cortados 3.665 MW de carga, o que representava 5% do total no momento da ocorrência.

 

Recomposição pós blecaute

 

A recomposição no Sul e Sudeste/Centro-Oeste foi muito rápida. Às 15h57 as cargas já estavam completamente recompostas.

No Norte, o processo de recomposição foi mais demorado devido à magnitude do evento e em função da quantidade de equipamentos desligados. Às 17h50, toda a carga das distribuidoras estava recomposta.

Houve dificuldades no processo de recomposição do Nordeste, que foi iniciado às 16h30 e finalizado às 22h20.

A minuta do RAP - Relatório de Análise de Perturbação será distribuída aos agentes envolvidas para comentários. Em seguida, será finalizado e enviada à Aneel.

Os detalhes da análise da ocorrência constam da apresentação em anexo.